CNH digital está disponível em todo o Brasil

A emissão da Carteira Nacional de Habilitação Digital (e-CNH) já pode ser feita pelos Departamentos de Trânsito (Detran) de cada estado do País gratuitamente, com exceção de Goiás. Aprovada em julho de 2017, a e-CNH surgiu como uma opção para o documento impresso, pois tem o mesmo valor jurídico e pode ser acessada de forma rápida por meio do celular.

Utilizando um sistema criptográfico que assegura a validade do documento, quem esquecer a CNH em casa não estará mais sujeito a multa e pontos na carteira, infração prevista no artigo 159 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Basta exibir o documento digital, que pode ser acessado off-line, sem a necessidade de conexão com a internet.

Para ter o documento digital é necessário fazer um cadastro no Portal de Serviço do Denatran e ir ao Detran onde a CNH impressa foi emitida, para confirmar dados pessoais. O download do aplicativo CNH Digital é gratuito. Após isso, o motorista informa um e-mail em que receberá um link para confirmação. O login deve ser realizado no aparelho em que se deseja ter o documento digital. No primeiro acesso, deve-se criar uma senha com quatro dígitos para que o documento seja armazenado com segurança.

Se o condutor perder ou tiver o aparelho de celular furtado, basta realizar o bloqueio da e-CNH no Portal de Serviços do Denatran, onde também é possível habilitar um novo aparelho para transferir o serviço.

O Ministério das Cidades anunciou que o Certificado do Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) estará disponível online até o fim de 2018.

Fonte: Revista Carro