Freios: identifique 7 sinais claros de problemas no sistema

O sistema de freios dá sinais claros quando algo não vai bem. Muitos problemas são, literalmente, sentidos pelo motorista. O AutoPapo enumerou 7 indícios de que o carro não está brecando corretamente: se você percebeu algum deles, não perca tempo e procure rapidamente o mecânico. Afinal, a segurança do veículo não pode ficar para depois! Confira:

1. Quando você aperta o pedal, o freio assovia ou range?

Identifique 7 sinais claros de problemas nos freios

Isso pode ser um sinal de que as pastilhas chegaram ao fim: esses componentes já encostaram em seu suporte, que está “mastigando” o disco. Neste caso, prepare duplamente seu bolso: além das pastilhas, os discos também precisarão de substituição.

2. O pedal está “muxibento” e não transmite firmeza? Ele desce e oferece pouca resistência?

Indício de que o circuito de freio está precisando de uma sangria para tirar o ar que se misturou ao fluido. Trata-se de um problema simples e relativamente barato de ser resolvido.

3. O pedal está muito duro?

Se você tem que fazer um “senhor” esforço pra frear o carro, é sinal de que a assistência (hidrovácuo), que serve justamente para deixar o pedal mais leve, não está funcionando. Nesse caso, teoricamente, a capacidade de frenagem do veículo não fica comprometida: o problema é que o motorista pode não ter a força suficiente para acionar ao máximo o pedal, ou se assustar diante de seu endurecimento. Em ambos os casos, um acidente pode se tornar inevitável.

4. O pedal está muito baixo?

Nesse caso, existem três possibilidades: pode ser um sinal de que os componentes do freio estão muito desgastados, ou ser consequência de falta de regulagem do freio traseiro, ou ainda indicar vazamento de fluido.

5. O pedal está vibrando?

Identifique 7 sinais claros de problemas nos freios
Pedal de freio e acelerador em carro automático

Nesse caso, não há necessariamente um problema: se o carro for equipado com o sistema ABS, o motorista pode sentir vibrações em freadas de emergência, principalmente em piso de pouco atrito (piso molhado, areia, gelo). O pedal vibra justamente pela atuação do ABS, tentando impedir as rodas de deslisarem. Porém, em outras situações ou em carros sem esse sistema, a vibração indica que algum componente do freio (discos ou tambores) estão empenados.

6. O carro está puxando?

Se, ao acionar o freio, o carro puxa para um lado, há sinal de que o sistema não está equilibrado, com problema em um dos lados: o freio de uma das rodas está atuando com maior ou menor intensidade que o das demais.

7. A luz do sistema de freios no painel está acesa?

É o mais simples de se identificar entre os sinais claros de problemas. Em alguns carros, é falta de fluido. Em outros, a indicação é de que o desgaste da pastilha chegou ao seu limite.

Fonte: Autopapo