Japão tem mais pontos elétricos de recarga do que bombas de gasolina

Para alguns o carro elétrico representa o futuro, entretanto para países como o Japão ele já é uma realidade. Atualmente os números de pontos de recarga para carros eletrificados ultrapassou o de postos de gasolina.

Em 2015 a Nissan divulgou mapeamento mostrando que os postos de carga somavam 40 mil contra as 35 mil bombas de gasolina. Impressiona o crescimento vertiginoso, isso porque os experimentos tiveram início em 2011 apenas com 27 estações prontas para o uso e hoje, sete anos depois, são 50 mil. 10 mil a mais somente em três anos.

O próximo desafio das autoridades é aumentar autonomia. Mesmo em xeque os postos de combustível levam vantagem ao oferecerem diesel e gasolina para mais carros por dia do que os pontos elétricos. No Japão atualmente são apenas três mil pontos públicos de recarga rápida.

O Japão está na vanguarda dos carros elétricos

Apesar dos ajustes a opção é inovadora e vai de encontro com o clamor de defensores do meio ambiente, que questionam a predominância do petróleo como principal recurso para o desenvolvimento. Ao longo do século passado o combustível fóssil foi o grande protagonistas de desastres ambientais e guerras sem precedentes.

Assim como o Japão, Estados Unidos e Europa estabelecem conversas para aumentar a rede de recarga de carros elétricos. A previsão de marcas como a Volvo e Telsa é de que 400 estações de alta potência sejam instaladas até 2020.

Fonte: Hypeness