Multa por dirigir usando o celular: veja o valor

Foi flagrado dirigindo usando o celular? Confira o valor da multa e as punições.

Multa por dirigir usando o celular: veja o valor

Excesso de velocidade e embriaguez. O uso do celular ao volante só perde para essas outras irresponsabilidades quando se trata de mortes no trânsito brasileiro, segundo mostra uma pesquisa da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, a Abramet.

Nos Estados Unidos a situação não é diferente. No ano de 2016, mais de 3.400 motoristas morreram devido à distração do celular.

Multa por dirigir usando o celular: veja o valor

Para ser ter uma ideia do perigo, se você verificar uma mensagem que chega no WhatsApp ou SMS, trafegando a uma velocidade de 80 km/h, isso equivale a dirigir em torno de um campo de futebol com os olhos fechados.

Se abrir o Facebook, conduzindo um veículo à 50 km/h, significa o mesmo que deixar o carro andando sozinho por uma extensão de 12 automóveis enfileirados. O estudo foi apresentado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária, Cesvi.

A pesquisa também faz uma comparação se o indivíduo carregar o feed do Instagram. Conduzindo um carro a uma velocidade de 50 km/h é o mesmo que andar em uma extensão de duas carretas enfileiradas, detalhe, também de olhos fechados.

Multa por dirigir usando o celular: veja o valor

Os condutores chegam a ficar, em média, 4,5 segundos sem prestar atenção na via enquanto dirige porque estão olhando algo no celular. Esse é o tempo suficiente para ocorrer um grave acidente.

Os estudos ainda indicam que atender uma ligação ou dar uma simples olhada no feed de notícias enquanto dirige é tão perigoso quanto trafegar sob efeito de bebida alcoólica. A irresponsabilidade pode ampliar em 400 vezes a possibilidade de causar um acidente.ão

Tipos de distração ao dirigir

Especialistas em segurança no trânsito dizem que há quatro tipos de distração ao mexer no celular no volante, são eles: visual, cognitiva, física e auditiva.

distração visual é prejudicada quando o condutor deixa de prestar atenção no trânsito para olhar o aparelho, ou pegar algo que caiu no chão e até mesmo mexer no porta-luvas.

Multa por dirigir usando o celular: veja o valor

distração cognitiva é quando ocorre um desligamento momentâneo da atenção. É quando o indivíduo acaba pensando no que acabou de ver no celular e de repente uma criança ou animal pode aparecer na frente do carro, ocasionando um grave acidente.

Todo condutor sabe que as duas mãos devem estar no volante e a física trata exatamente disso. É aquele momento em que o motorista tira uma das mãos para discar no smartphone ou para responder uma mensagem.

Já a distração auditiva é quando a pessoa deixa de se atentar aos sons do carro e do trânsito, como no caso de estar passando uma ambulância, para ouvir uma mensagem de voz, por exemplo.

Qual a multa para quem dirige usando o celular?

Multa por dirigir usando o celular: veja o valor
O uso do aparelho celular enquanto dirige é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Não chega a ser considerado crime de trânsito, contudo, é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 e aplicação de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Por outro lado, a legislação também apresenta punição para quem dirige utilizando fones de ouvido mesmo com as mãos no volante. Segundo o CTB essa é uma infração média, com multa de R$ 130,16 e mais 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Confira a seguir o que diz a legislação vigente sobre o tema:

“Art. 252. Dirigir o veículo:

(…)

V – com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo;

VI – utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular;

Infração – média;

Penalidade – multa.

Parágrafo único. A hipótese prevista no inciso V caracterizar-se-á como infração gravíssima no caso de o condutor estar segurando ou manuseando telefone celular.”

Multa por dirigir usando o celular: veja o valor

Segundo apuramos via dados do Governo Federal, o número de multas aplicadas nos sete primeiros meses de 2018 foi 33% maior do que em todo o ano de 2017, revela o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf).

Ainda durante esse período, enquanto em 2017 foram 571,6 mil multas aplicadas pelo uso do celular ao volante, em 2018 esse número saltou para 759,7 mil.

A mudança na punição para quem dirige mexendo no celular

Multa por dirigir usando o celular: veja o valor

A situação chegou a ficar tão preocupante que foi preciso uma alteração na legislação. Antes de 2016, a infração para o motorista que fosse flagrado mexendo no celular era considerada média.

O número crescente de acidente fez com que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) alterasse a punição deixando-a mais rigorosa, como mostramos anteriormente, agora considerada infração gravíssima.

A medida de alteração foi sancionada em maio de 2016 pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), onde ainda alterava os valores das multas, ficando mais caras, além do fim da apreensão do veículo quando o motorista é pego sem a Carteira Nacional de Habilitação ou com o documento cassado.

Multa por dirigir usando o celular: veja o valor

Ainda 2016 o hospital Samaritano de São Paulo revelou uma pesquisa apontando que 80% dos motoristas usam o celular enquanto dirige e 8% não deixaria de jeito nenhum o hábito de mexer no aparelho ao volante.

O que as montadoras e redes sociais estão fazendo para conscientizar?

Empresas como Facebook, Twitter, WhatsApp e Instagram ainda não possuem politicas e métodos para alertar o motorista sobre o perigo de dirigir e mexer em suas plataformas. Mas algumas empresas e montadoras vêm se preocupando com essa questão e tomando algumas providências com o objetivo de conscientizar e mudar essas estatísticas.

Multa por dirigir usando o celular: veja o valor

A Ford integrou em seu sistema de entretenimento o emparelhamento com o Waze, evitando, assim, o uso do aparelho celular enquanto dirige.

Outros gigantes da tecnologia também já tomaram algumas medidas de inovação, o Google lançou o Android Auto e a Apple conta com o CarPlay, ambos são sistemas exclusivos para automóveis, permitindo que o motorista continue conectado enquanto dirige, porém, sem desviar totalmente a atenção dele olhando para o celular.

Multa por dirigir usando o celular: veja o valor

Montadoras como Volvo, Ford, Renault, Jeep, Nissan, Toyota e BMW já adotaram o sistema da americana Apple e oferecem esse recurso aos seus clientes.

Essas plataformas possibilitam a integração do celular com a central multimídia do automóvel.

Nele é possível acessar aplicativos, ouvir música, fazer ligação, dentre outras funcionalidades. O Android Auto permite responder mensagens por comando de voz, através do recurso Google Assistant.

Multa por dirigir usando o celular: veja o valor

Mesmo nessa tecnologia, que utiliza principalmente o bluetooth para integração, a falta de atenção ainda pode ser prejudicada, há pessoas que defendem e outras que criticam esse sistema.

Fonte: Notícias Automotivas