Saiba como retirar variadas manchas do estofado do carro

O estofado do seu carro diz muito sobre você. Caso ele esteja sujo ou manchado então, é inevitável não pensar na falta de cuidado, além da desvalorização do veículo na hora da venda. Alguns tipos de sujeira necessitam de cuidados especiais, por conta da dificuldade em retirá-las.

Veja uma lista com as manchas mais comuns e os procedimentos que devem ser tomados para retirar o resíduo:

Sangue – Um dos resíduos com remoção mais difícil, o sangue é bem resistente à retirada, principalmente após estar seco. Uma receita caseira que pode ajudar é fazer uma mistura entre detergente líquido, água morna e uma colher de amônia. Remova a mancha utilizando uma escova, sempre esfregando levemente para não afetar o tecido. Evite molhar demais o estofado, a espuma do banco absorve água e é de difícil secagem. Caso a fórmula caseira não resolva, procure uma loja especializada em limpeza de bancos.

Graxa – A graxa e outras substâncias gordurosas como lanches ou protetor solar têm limpeza fácil, porém não se deve esperar muito para lavar após o ocorrido. Aplicando um pouco de talco sobre a sujeira, é possível retirá-la com um pano seco. Recomenda-se a limpeza com água morna e sabão neutro para eliminar todos os vestígios da mancha. Caso a mancha seja muito antiga, procure uma limpeza especializada. Lembrando sempre de evitar molhar demais o banco por conta da difícil secagem.

Vômito – Quem tem criança pequena em casa e resolveu viajar de carro já deve ter passado por esta situação. Na estrada, nem sempre é possível lavar o estofado logo após o incidente. Retire a maior parte possível com um pano ou papel e, assim que houver a possibilidade, é preciso uma lavagem pesada. Tome cuidado para não encharcar o banco para evitar o mofo e a deformação da espuma. O recomendado é procurar uma lavagem especializada.

Bancos de couro

A limpeza dos bancos em couro é mais fácil do que a dos assentos em tecido e dura mais tempo. O material favorece a conservação, entretanto, o brilho pode cair com a exposição excessiva ao sol. Em regiões quentes, os assentos e partes internas revestidas em couro, como portas e volante, necessitam de cuidados constantes. O sol queima, resseca e causa rachaduras.

Para tirar a poeira, basta apenas um pano seco e macio, uma vez por semana. Os bancos revestidos com couro claro podem precisar de uma limpeza mais profunda, pois deixam a sujeira à mostra. Uma dica eficiente é passar um pano umedecido com água e sabão líquido neutro nos assentos e partes em couro claro.

Fonte: Terra